Total de visualizações de página

domingo, junho 12, 2011

Cuscuz Doce (Isani Vilas Boas)

ESTA RECEITA ESTÁ POSTADA NA ÍNTEGRA  RS.FAÇAM QUE É MUITO BOM!!! BEIJOS  ISANI E OBRIGADA!


Atenção :marcas diferentes mudam o sabor e a consistência. É preciso AMOR, ingrediente principal, para prepará-lo!

MASSA:
2 colheres de sopa bem cheias de açúcar cristal
400 ml de água mineral sem gás
1/2 colher de sobremesa de sal marinho
1 pacote de 500 gramas de Flocão pré cozido de milho (VITAMILHO)

REGA:
1 garrafinha de leite de côco integral (SOCÔCO)
1 pitada de sal marinho
2 colheres de sopa rasas de açúcar cristal

MODO DE PREPARAR:

Numa tigela  coloque a água, o açúcar e o sal misturando-os bem com uma colher. Acrescente o flocão de milho, mexendo bem até virar uma farofa bem úmida. Cubra com um guardanapo de tecido umedecido e deixe a massa descansar por + ou - 15 minutos. Revolvendo-a com um garfo de 5 em 5 minutos para ficar uma "farofa" bem soltinha sem grumos.
Prepare o cuscuzeiro, colocando água no fundo do mesmo em quantidade de até 3/4 da altura da parte do fundo para que não atinja a grelha furadinha ao ser colocada para suportar a massa crua do cuscuz. Ponha a grelha.
Coloque no cuscuzeiro a massa bem esfarinhada com a ajuda de um garfo (para não compactá-la), nivelando a superfície de modo que não pressione-a (o cuscuz tem que ficar fofíssimo e cozinhar rápido e a massa nivelada tem que ficar um centímetro abaixo da haste para ter como segurá-la e puxar o cuscuz depois de cozido e regado. Guarde o restante da massa em vasilhame tampado, em geladeira, para fazer outro menor, dependendo do tamanho do cuscuzeiro). Tampe o cuscuzeiro e leve-o ao fogo médio para cozinhar.
 Quando a água começar a ferver, aguarde + ou - 5 minutos e destampe o cuscuzeiro verificando se a massa já está agregada ao toque com o dedo. Abaixe o fogo ao mínimo, regue uniformemente a parte superior da massa do cuscuz com o leite de côco bem misturado ao açúcar e sal. Tampe novamente o cuscuzeiro e aguarde mais 5 a 10 minutos em fogo mínimo, para absorver todo o leite de côco. Desligue o fogo e aguarde mais cinco minutos para desenformar o cuscuz puxando-o do cuscuzeiro pela haste com a ajuda de uma luva de cozinha para não se queimar.
Sirva quente com requeijão cremoso por cima da fatia e acompanhado de um delicioso cafezinho com leite. Outras sugestões de acompanhamento: cubinhos de queijo coalho grelhado, ovos mexidos, fatias de queijo minas ou lanche, granola, melaço, banana da terra cozida e cortada em rodelas, banana da prata, ou d'água, cozida com canela...

Beijos
Isani

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom!

Zilda Santiago disse...

Muitas delícias!Levei esta!!Passando para conhecer e seguir as amigas do Blogueiras Unidas que também participo!!Bjsss

Isani disse...

Obrigada por divulgar a minha receita em seu Blog. Adorei!